Dicas de como enviar um arquivo para impressão

Quem já trabalha na área gráfica tem a noção de todos os cuidados que um arquivo que será enviado para impressão necessita.

Porém, se você está começando nesse meio, precisará conhecer as medidas que deve tomar para que o seu arquivo, quando impresso, fique exatamente da forma como você previa enquanto olhava pra ele na tela do computador.

Então vamos lá, no começo pode parecer difícil, mas com a prática tudo ficará automatizado.

  1. Impressos devem ter sua medida indicada em centímetros, nunca em pixels.
  2. Ao contrário da tela do seu computador que utiliza o sistema de cores RGB, a impressão utiliza CMYK. Logo, para que você obtenha a cor desejada isso é de vital importância.
  3. Há diversos tipos de material em que você pode imprimir; e há também diversas técnicas de impressão, é muito importante que esses dois fatores estejam definidos, pois vão impactar diretamente no modo de fechamento do arquivo.
  4. Se estiver usando vetor, fique atento a quantidade de pontos, e diminua o máximo possível. Eles sobrecarregam o arquivo e podem gerar erros.
  5. Não utiliza fios com espessura “hairline”, em alguns tipos de impressão eles podem ficar invisíveis.
  6. Atenção à resolução das imagens certifique-se de que todas estão em 300dpi.
  7. Se você quiser que alguma imagem toque a margem, no arquivo digital ela deve ultrapassar a margem do documento, ou seja, “sangrar”.
  8. Organize todo material dentro da pasta que será enviada para a gráfica, e atenção: não esqueça as fontes.
  9. Não utilize o atalho cut/paste para migrar imagens de um programa para o outros.
  10. Peça uma impressão teste.

Essas são algumas dicas básicas que todo designer precisará seguir, porém algumas outras podem variar de acordo com o que você está enviando para impressão, o tipo de impressão a ser utilizada e o material.

Dentre todas as dicas, a última, porém não menos importante é atenção e revisão!

Comments

comments