RIBBON – Principal suprimento para impressão térmica.

Principal suprimento usado em impressoras térmicas, promove impressões que se diferenciam dos outros processos devido às suas caraterísticas de impressão por Filme de Transferência Térmica (TTR – Thermal Transfer Ribbon).

A utilização de ribbons é muito comum em impressões de dados variáveis que são impressos em maior parte do tempo em impressoras de transferência térmica. É muito comum identificar esse tipo de impressão em etiquetas de produtos alimentícios que são pesados e vendidos a granel em mercados, açougues e mercearias e também em etiquetas usadas por empresas de logística e entregas.

Para obter uma impressão com maior qualidade, três elementos são essenciais:

  1. Uma impressora que faça uma impressão com boa resolução e transferência térmica; 2. Um substrato de impressão com boa compatibilidade com o ribbon; e 3. Um rolo de ribbon com tinta de boa qualidade, boa transferência para o substrato e de tipo compatível com aplicação.

Essa combinação de elementos irá proporcionar melhor qualidade a etiqueta impressa, atendendo exigências de toda a cadeia de produção e distribuição, proporcionando também maior resistência.

Com isso, no processo de fabricação garante-se a qualidade de impressão de códigos de barras e de caracteres pequenos, quando comparados com os outros métodos de impressão como jato de tinta ou laser.

Conheça quais são os tipos de impressoras, substratos de impressão, tipos de ribbons disponíveis no mercado e quais suas aplicações:

IMPRESSORAS

Existem várias famílias de impressoras que se diferenciam por seu tamanho, sua robustez, sua tecnologia e por seu domínio de aplicação.

Impressoras compactas: para aplicações em que o espaço é limitado e com baixos volumes de impressão. São adequadas para etiquetas de preços de artigos em lojas, etiquetas de expedição e de acondicionamento.

Impressoras de mesa: de tamanho mais significativo, oferecem uma grande robustez adaptada aos ambientes industriais, tem qualidade de impressão elevada graças a melhor resolução e capacidade de impressão de alta velocidade. Alguns modelos são compatíveis com etiquetas RFID (Radio-Frequency IDentification) em português: Identificação por Radiofrequência.

Módulos para impressão/afixação: impressoras de elevada performance adaptadas para serem integradas em uma linha de fabricação ou de acondicionamento. Em geral, são associadas a um sistema que afixa a etiqueta impressa ao produto, cartão ou palete. Geralmente utilizada em parques industriais integradas à linha de produção.

Codificadores: principalmente usados no setor agroalimentar para a impressão direta em uma embalagem flexível. Os codificadores são concebidos para aplicações de cadência muito alta, de volume muito grande e exigindo velocidades muito elevadas (até 1 m/segundo).

SUBSTRATOS

Um dos pontos fortes da tecnologia de Transferência Térmica, em comparação a outras técnicas de impressão, é sua capacidade de imprimir em uma gama muito vasta de substratos de diferentes materiais. A escolha deve ser feita em função dos atritos associados à aplicação final.

Papel velino: o papel velino é um substrato mate standard. É um dos tipos de substrato de impressão mais utilizados nas aplicações de etiquetagem clássica e muito difundido na Europa e na América Latina.

Sintéticos: já os substratos sintéticos (tipo poliéster, polipropileno, entre outros.) são materiais técnicos dedicados aos ambientes mais exigentes, que demandam um elevado nível de resistência (rasgos, umidade, solventes, temperatura, tensões, fricção, longevidade). Em determinados casos, estas etiquetas são pré-impressas ou receberam um tratamento especial que pode afetar o comportamento do material de base na impressão.

Embalagens flexíveis: são substratos sem adesivo usados como embalagens, principalmente na indústria agroalimentar. Em determinados casos, os filmes são pré-impressos de modo a servir de suporte de comunicação para as marcas – a impressão em Transferência Térmica é então efetuada por sobreposição ao material já impresso.

Papéis couchés: substrato que apresenta menor rugosidade do que o papel velino. O substrato tem aparência mais branca e existe nas variações fosca ou brilhante. Os papéis couchés permitem melhor qualidade de impressão, bem como maior resistência a alguns atritos. Estes materiais são comumente usados em outras partes do mundo como nas zonas da Ásia-Pacífico e na América do Norte.

Têxteis: os substratos têxteis são usados para a etiquetagem de vestuário, de assentos e cintos de segurança e de produtos de lazer. São matérias bem resistentes, considerando os numerosos atritos e exposição química a que estão sujeitos diariamente (movimento, suor, lavagem, secagem, detergentes, etc.).

RIBBONS

  • Ribbon Cera – Composto por cera, a película plástica é um material frágil, de baixo custo, permitindo impressões de alta velocidade com grande qualidade. Ele é utilizado para impressões de dados, códigos de barras em papel e etiquetas adesivas. Muito comum de utilização nas indústrias farmacêuticas em embalagens de medicamentos, empresas de distribuição e envio.

 

  • Ribbon Resina – Composta por resina, a película plástica, por ter alta resistência, é utilizada em materiais que são expostos a atritos, variação de temperatura ou produtos químicos, tais como: congelamento, umidade, calor, materiais de limpeza, entre outros. Utilização indicada para impressão de etiquetas para indústrias automotivas, hospitais e laboratórios;

 

  • Ribbon Misto – Composta por cera e resina, a película plástica é utilizada na impressão em papel ou filme, indicado principalmente para produtos que necessitem de maior durabilidade e resistência. Possui resistência ao calor e umidade maior do que os de cera e menor do que os de resina.

 

Aaron – Há 20 anos imprimindo qualidade!

Aqui na Aaron Rótulos e Etiquetas Autoadesivas, há mais de 20 anos somos especialistas em soluções em rótulos e etiquetas para as indústrias de alimentos, bebidas, farmacêutica, cosmético, higiene, automotiva e têxtil, com certificação, comprometimento, atendimento e tecnologia, para desenvolver qualquer tipo de rótulo ou etiqueta de acordo com a sua necessidade de apresentação, adesividade e utilização.

Por isso se você procura embalagens que ofereçam impressão que impressiona, segurança e qualidade ao seu produto, consulte as nossas soluções!

 

AARON – Impressão que Impressiona!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *