O Brasil é o quarto mercado mundial no consumo de produtos de beleza, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec). Segundo a entidade, o consumidor brasileiro destina 1,5% do orçamento familiar para a compra de produtos de higiene pessoal e beleza. Entram na lista itens como creme dental, sabonetes, xampu, condicionador, desodorante, protetor solar, perfume e hidratante, entre outros. A recente crise econômica, o aumento da carga tributária e a alta do dólar influenciaram a perda da posição do Brasil no ranking mundial de consumo desses itens, mas a expectativa é que até 2020, o país retome a terceira posição, com um crescimento de 14,3%.
Este cenário também tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores, revelando uma tendência em ascensão: a busca por marcas e produtos com valores como sustentabilidade, consumo consciente e transparência tanto em processos como na comunicação das informações.
Para atender a essa nova demanda de consumo, surgem novas propostas de uso de embalagens que possam ser reutilizáveis, como frascos de vidro, que trazem o apelo emocional das antigas farmácias, mas com conteúdos de alta tecnologia, envoltos por rótulos e etiquetas removíveis, para que os consumidores possam reutilizar os frascos em respeito à natureza.
Destaque também para rótulos com bulas acopladas e lacres de segurança, que possibilitam comunicar com clareza os benefícios dos produtos, ingredientes utilizados, certificações e assegurar segurança aos consumidores.
Neste segmento, também há espaço para etiquetas de dados variáveis, que no mercado de beleza imprimem personalização e luxo. Um exemplo é o que faz a empresa nova iorquina Le Labo Fragrances, que oferece aos consumidores a experiência de criarem produtos com uma fragrância personalizada (o consumidor escolhe o blend de essências), que envasados em pequenos frascos de vidro com rótulos impressos na hora, com o nome do cliente, ícones e mensagens especiais, data da compra e nome do vendedor, por exemplo.
São tendências que estão cada vez mais em ascensão e podem servir de inspiração para o seu negócio. A Aaron Rótulos & Etiquetas Adesivas desenvolve há 18 anos, rótulos para a indústria cosmética, utilizando as mais avançadas tecnologias de impressão, com rigoroso processo de atendimento e padrão de qualidade exigido por esse marcado, como lacres à prova de violação, hologramas, tintas reativas a metal, corte de segurança, verniz UV, rótulos estendidos, braille.