Embalagem como ferramenta de marketing

A embalagem é tão importante quanto a marca quando o assunto é a satisfação com o produto. Isso porque todos os artifícios que a embalagem do produto pode oferecer para garantir a conversão no ponto de venda.

O consumidor hoje é muito mais exigente do que o consumidor de alguns anos atrás, a maioria das decisões de consumo são feitas em loja, com base no que o cliente vê. e muitas destas exigências determinadas pelo mercado consumidor atual. 

Como ferramenta de marketing, a embalagem deve atingir seu objetivo que é o de criar uma conexão positiva e emocional entre a marca, o produto  e os consumidores , influenciando na decisão de compra. 

Os rótulos também funcionam como ferramenta de comunicação, ao trazer informações preciosas e importantes referentes ao produto. Tais como conservação, aplicação, modos de uso e dicas geralmente relaciondas ao produto. 

Toda essa combinação faz com que o rótulo se torne um influenciador na decisão de compra. 

Mas para que isso seja cada vez mais efetivo é necessário combinar conveniência e praticidade com impacto visual atraente e integrado ao cenário do ponto de venda. Uma embalagem com um rótulo diferenciado necessita de uma boa estratégia desde a sua concepção, para promover identificação consumidor e marca. 

  • Rótulos e etiquetas para datas comemorativas e colecionáveis

Muitas datas comemorativas são exploradas pelo comércio para incrementar as vendas. Com isso, é necessário um reforço para criar táticas para se destacar no mercado.

Uma ótima estratégia é adotar embalagens com temas e decorações oportunos às celebrações sazonais, tais como: dia dos Namorados, dia das Mães e dos Pais, Festas Juninas, Natal, entre tantas outras .

Buscar por caminhos que gerem recorrência na compra como embalagens colecionáveis é uma estratégia plausível, aqui o os caminhos são muitos e podem ser relacionados a muitas coisas: música, artistas visuais, nomes, lugares entre tantos outros. 

Contudo, para fazer isso da maneira efetiva e aproveitar dos benefícios, é necessário planejamento, pensamento disruptivo e bastante criatividade.

  • Rótulos e etiquetas chamativas

No momento da compra, cada produto tem frações de segundo para chamar a atenção do consumidor. Com isso, para conseguir atrair a atenção, deve-se buscar por formas de comunicar instantaneamente as qualidades do produtos através do rótulo .

Conhecer o público-alvo da marca é indispensável para que isso funcione, uma vez que as pessoas são diferentes, reagem de maneiras distintas e são influenciadas de diversas formas.

Aspectos culturais que variam de acordo com a região são elementos que não podem ser ignorados, principalmente para quem foca nas exportações.

  • Embalagens reaproveitáveis

Assim que o produto é utilizado, muitos deles vão direto para o lixo. Para que isso não ocorra, é importante entregar ao consumidor embalagens reaproveitáveis. Assim ele poderá utilizar para guardar ou carregar outros itens. E, com isso, toda a vez que a embalagem for reutilizada, o cliente provavelmente se lembrará da marca ou do produto.

  • Implementar funcionalidades nas embalagens

Como o ramo dos rótulos e embalagens, rótulos e etiquetas se tornou um dos mais inovadores no mercado, é fácil encontrar funcionalidades que se adaptem a diversas necessidades e produtos. Nesse sentido, existem diversas possibilidades tecnológicas e funcionais disponíveis no mercado.  Rótulos e etiquetas inteligentes já são realidade, o uso de tecnologias como NFC ou RFID podem trazer diversas possibilidades de uso. Produtos com sistemas de vedação, abertura e fechamento, ou que podem ser utilizadas durante o preparo, como os recipientes que vão diretamente ao micro-ondas também são alternativas para embalagens.

Nesse contexto, as embalagens devem ser entendidas como uma poderosa ferramenta de marketing: muito além de proteger ou permitir o transporte de um produto, elas servem para apresentar a cultura da marca, encantar os clientes e agregar valor à empresa ou marca.

  • A qualidade do material

Para maior destaque do rótulo, etiqueta ou embalagem na prateleira, é preciso investir em design e materiais inovadores.A Aaron, primeira indústria de flexografia modular do norte e nordeste, especializou-se na produção de rótulos e etiquetas autoadesivas em grandes e médias tiragens. Para atender as necessidades e exigências do mercado, a Aaron conta com os mais conceituados fornecedores de matérias-primas. Na impressão foram adotadas máquinas importadas e nacionais da mais alta tecnologia, que utilizam o sistema rotativo de impressão modular em até 8 cores, unidades para secagem de tinta UV, unidade para verniz UV, hot-stamping, cold-foil, laminação, impressão no verso, bem como, impressão na cola.

O Sistema de Qualidade Aaron tem como principal objetivo satisfazer plenamente as necessidades e expectativas dos clientes, mediante o cumprimento de seus requisitos e a melhoria contínua dos processos. Impressão que Impressiona!

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